Logomarca IBE

IBE-USP Promove 1º Workshop do projeto EULAC FOCUS no Brasil

 "Brasil no contexto das relações UE-CELAC" foi o tema abordado no 1º. workshop do projeto EULAC FOCUS no Brasil  realizado no dia 23 de novembro de 2017, IRI-USP Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo cujos principais objetivos foram:

• Divulgar à comunidade acadêmica brasileira o Projeto EULAC FOCUS e seus resultados atuais;• Analisar a posição do Brasil em termos de relacionamento institucionalizado no contexto político e jurídico entre a UE e CELAC (e seus precursores da ALC);• Apresentar a visão e participação brasileiras nas relações culturais, científicas, sociais e na parceria econômica desenvolvida entre a UE e a ALC nas últimas décadas;• Pesquisas atuais desenvolvidas dentro da cooperação UE-ALC, com participação brasileira e seus resultados• Presente a cooperação entre as duas regiões no Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, com participação brasileira.

Estiveram presentes Dra Barbara Göbel, diretora do Ibero-Amerikanisches Institut (IAI) de Berlin que apresentou o Projeto EULAC FOCUS e seus resultados atuais,  Prof. Paulo Roberto Feldmann da FEA USP (Faculdade de Economia e Arquitetura) apresentando o tema  “Central Europe and Latin America: two very similar regions that should complement more”, Dr. Paulo Siqueira da Coordenação de Informação e Estudos Internacionais do CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico apresentando o tema: “Potentials and challenges of EU-CELAC relation on R&I”.

Houve uma rodada de discussão sobre os atuais mecanismos existentes de colaboração EU-CELAC e possibilidades de melhoria na integração e sinergia  com fortalecimento nas alianças já construídas .

Para saber mais sobre o projeto EULAC FOCUS acesse: http://eulac-focus.net/