Logomarca IBE

União Europeia recebe Prêmio Nobel durante cerimônia em Oslo

A União Europeia (UE) recebeu nesta segunda-feira, 10 de dezembro, o Prêmio Nobel da Paz. A cerimônia, realizada em Oslo, teve a presença de cerca de 20 chefes de Estado e de governo, entre eles o presidente da França, François Hollande, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. O prêmio foi entregue a três representantes da UE pelo presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland.

"Sessenta anos de paz. É a primeira vez que isso acontece na longa história da Europa", disse à agência de notícias Reuters Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu antes da cerimônia.

Ao anunciar o prêmio em outubro, o comitê do prêmio norueguês justificou a escolha dizendo que a UE e seus precursores “contribuíram, por mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos da Europa”.

Entre as duas guerras mundiais, a comissão do Nobel concedeu vários prêmios a pessoas que trabalharam pela reconciliação entre Alemanha e França. Segundo o Comitê , a partir de 1945, quando a reconciliação se tornou uma realidade, o sofrimento terrível na 2ª Guerra Mundial demonstrou a necessidade de uma nova Europa e, hoje, uma guerra entre os dois países é impensável.

 

(Assessoria de imprensa do IBE com agências)