Logomarca IBE

IBE participa da 6ª Cimeira Brasil-UE

IBE participa da 6ª Cimeira Brasil-UE O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) foi convidado a participar da 6ª Cimeira Brasil-União Europeia, marcada para ocorrer em Brasília no dia 24 de janeiro. Na oportunidade líderes das duas delegações vão discutir temas como a paz e a segurança internacionais, a situação financeira e econômica internacional e o processo G-20, o comércio internacional e da Agenda de Doha para o Desenvolvimento, as alterações climáticas e os resultados da Rio +20, as questões energéticas, o Mercosul e as negociações em curso para um acordo de associação UE-Mercosul.

O encontro também servirá para que os líderes troquem opiniões sobre a situação política na o Oriente Médio, no Norte da África e na África Ocidental. Além disso, eles vão fazer um balanço dos progressos na. implementação da parceria estratégica, especificamente a cooperação bilateral em áreas como ciência, tecnologia e inovação, educação e direitos humanos.

O presidente do Conselho, Van Rompuy, observou que "a UE eo Brasil são parceiros próximos compartilham um profundo compromisso com a defesa dos valores democráticos, do multilateralismo eficaz e do Estado de Direito. Estou ansioso para discutir com a presidente Dilma Rousseff a cooperação eficaz com o Brasil em questões centrais da nossa agenda global e bilateral, tais como governação econômica e financeira global, mudanças climáticas, direitos humanos, ciência e tecnologia. "

A UE será representada pelo presidente do Conselho, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. O Comissário do Comércio, Karel de Gucht também vai participar. O Brasil será representado pela presidente Dilma Rousseff, que será acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e de outros ministros.

 

(Fonte: Delegação da União Europeia no Brasil com Assessoria de Comunicação do IBE)