Logomarca IBE

Capes e National Science Foundation lançam edital sobre biodiversidade

Iniciação científica, cooperação internacional e biodiversidade são palavras-chave no edital que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu, em parceria com a National Science Foundation (NSF).

O objetivo é aprofundar a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior do País e a agência governamental norte-americana, no âmbito do programa Dimensões da Biodiversidade para Pesquisa e Infraestrutura Associada.

A parceria tem como base convênio assinado em março de 2011. Entre os benefícios previstos estão Missões de Trabalho, que consistem na concessão de viagens de curta duração para o coordenador do projeto ou docentes doutores relacionados na equipe, com duração mínima de sete e máxima de vinte dias. Outra modalidade são as Missões de Iniciação Científica, realizada por meio do deslocamento de graduandos brasileiros para atuar em atividades de pesquisa em instituições nos Estados Unidos, por período entre seis a doze semanas.

A inscrição da equipe brasileira é gratuita e admitida somente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de março. O início das atividades dos projetos está previsto para julho de 2013. O edital está disponível no site do programa.