Logomarca IBE

Universidades brasileiras obtêm destaque em ranking QS 2013

A Universidade de São Paulo (USP) ficou entre as 50 melhores universidades do mundo em cinco disciplinas no Ranking Mundial de Universidades por disciplinas QS 2013. O destaque foi para as disciplinas de agricultura e silvicultura (24º lugar), filosofia (41º), estatística e pesquisa operacional (41º), educação (45º) e comunicação e mídia (48º).

Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 19ª posição em agricultura e silvicultura. Dezenove universidades brasileiras ficaram nos top 200 em pelo menos 30 disciplinas incluídas na pesquisa. No restante da América Latina, o Chile contou com oito instituições nos top 200, a Argentina teve cinco, o México quatro e a Colômbia duas. "O sucesso do Brasil reflete uma evolução em seu perfil internacional e o impacto da pesquisa, impulsionados principalmente por um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento", afirmou Bem Sowter, diretor de pesquisa da QS.

Outras universidades paulistas que aparecem com destaque no ranking são: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Em nível nacional, a USP ficou em primeiro lugar em 24 disciplinas, enquanto a Unicamp ocupou posição de liderança em cinco. O ranking baseia-se em pesquisas com mais de 70 mil acadêmicos e empregadores, em citações de pesquisas e no novo medidor de impacto de pesquisas “H-Index”.

O ranking completo está em: www.topuniversities.com/university-rankings-articles/university-subject-rankings/qs-world-university-rankings-subject-2013

 

(Fonte: Agência Fapesp)