Logomarca IBE

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas na Alemanha

O Programa Ciência sem Fronteiras, em parceria com o Instituto Fraunhofer, está com a chamada de fluxo contínuo aberta para inscrições de bolsas em universidades da Alemanha nas modalidades de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado.

Para esta ação a submissão é feita pelo fluxo regular de bolsas no exterior pelo calendário 2013 para bolsas de pós-graduação e pós doutorado. A proposta será analisada somente no calendário correspondente ao início da vigência.

No total há mais de 250 oportunidades de doutorado e pós-doutorado em todas as áreas de atuação dos Institutos Fraunhofer. Ao chegar na Alemanha, será oferecido gratuitamente para o bolsista um curso de alemão intensivo de dois meses.

Antes de solicitar a bolsa, os candidatos interessados em uma vaga para a realização de doutorado ou pós-doc devem fazer contato com a instituição de seu interesse no exterior para obter uma carta de aceite e enviá-la juntamente com plano de trabalho e currículo atualizado nos formulários disponíveis aqui. Caso ainda não tenha definida a instituição para qual deseja solicitar a bolsa, o candidato poderá entrar em contato com os parceiros do Programa Ciência sem Fronteiras no exterior e se informar de todas as oportunidades disponíveis.

Fraunhofer no Brasil

O Brasil conta com um vasto panorama na área de pesquisa e uma longa tradição na condução de pesquisas científicas, que levaram ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras em benefício da economia do país. Isto também contribuiu significativamente para o desenvolvimento de uma economia estável e sempre em crescimento nos últimos 15 anos.

Atualmente, o país figura dentre as mais importantes indústrias do mundo. Para promover e apoiar ainda mais esta tendência positiva, o governo alemão intensificou suas atividades no Brasil, especialmente no campo da pesquisa científica. Isto inclui o envolvimento de institutos de pesquisa alemães, como a Fraunhofer-Gesellschaft, que identificou diversos caminhos para iniciar novos projetos em parceria com empresas e organizações locais.

Nos últimos 60 anos, a Fraunhofer-Gesellschaft cresceu e tornou-se uma das mais importantes organizações de pesquisa aplicada da Alemanha, e a maior da Europa. Suas atividades também ultrapassam as fronteiras européias. Com 80 unidades em todo o mundo, a Fraunhofer é uma das maiores instituições de pesquisa – na Alemanha são 60 institutos. Além de suas atividades na Europa, a Fraunhofer-Gesellschaft opera nos EUA, na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina.

Para mais informações, acesse o Portal do Programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/fraunhofer) e o site do Instituto Fraunhofer (www.fraunhofer.de/en).