Logomarca IBE

IBE participa de reunião do ERC com pontos de contatos nacionais

A convite do European Research Council (ERC), o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) participou de reunião no dia 25 de junho em Bruxelas com representantes de pontos nacionais de contato de países não-europeus. O ERC, que formalizou no ano passado a escolha do IBE como ponto de contato no Programa Ideias após indicação do governo federal, foi criado há mais de cinco anos como parte do 7º Programa Quadro da União Europeia e apoia pesquisadores individualmente, com base na excelência e sem prioridades temáticas.

No encontro, o secretário-geral do ERC, Donald Dingwell, falou sobre os objetivos do ERC, o plano de atuação nos países não-europeus e a perspectivas de visitas institucionais para a disseminação dos acordos bilaterais de 2013. Também foi apresentado o Programa Ideias e discutido o papel dos pontos nacionais de contato em programas como o FP7 (http://ec.europa.eu/research/fp7/index_en.cfm) , o Horizon 2020 (http://ec.europa.eu/research/horizon2020/) e o Marie Curie Actions (http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/).

Em sua fala, o coordenador-geral do IBE, professor Moacyr Martucci lembrou que no ano passado Donald Dingewell esteve no Brasil e, como resultado, foi firmado o acordo entre o ERC e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A expectativa do coordenador do IBE é que este acordo favoreça a criação de novos projetos e a mobilidade entre pesquisadores do País e da Europa. Além do Brasil, estiveram presentes na reunião representantes da Nova Zelândia, África do Sul, Coreia do Sul e Taiwan.

 

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)