Logomarca IBE

IBE é parceiro em mais um projeto Erasmus Mundus aprovado pela Comissão Europeia

O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) participa de mais um projeto Erasmus Mundus aprovado para financiamento pela Comissão Européia. ALISIOS (Academic Links and Strategies for the Internationalisation of the HE Sector) tem coordenação da Universidade de Coimbra e parceria com Fundação de Universidades Portuguesas, Campus France, European University Association, Università di Bologna, Association of Brazilian Higher Education Offices for International Relations (FAUBAI), Grupo Coimbra e IBE.

Os parceiros compartilham um denominador comum, que é a gestão e evolução do Ensino Superior e da Pesquisa tanto a nível nacional como transnacional, assim como concordam que outras ações são necessárias para os desafios e oportunidades atuais criadas pelos diversos programas de cooperação internacional entre BR-UE. É também de comum acordo o incremento da cooperação acadêmica com outras regiões emergentes e que, portanto, agreguem experiência em outros contextos e disseminação de ferramentas, conceitos e boas práticas.

O objetivo final do projeto é criar melhores sinergias entre a política de diálogo da União Europeia com o Brasil: projetos de cooperação acadêmica, integração de pesquisa, inovação e intercâmbio. É esperado que um maior envolvimento em atividades a nível institucional incentive mais possibilidades e aumente a atratividade do Ensino Superior Europeu. Um site, workshops, uma conferência final e uma publicação são definidos como produtos; e as atividades de networking envolvidas serão o principal elemento para garantir a visibilidade e a promoção do projeto.

Principais temas a serem abordados:

- Integração de interesses estratégicos das Instituições de Ensino Superior e do Governo;

- Gestão de esquemas prioritários e medidas de apoio institucional e nacional;

- Melhoria da qualidade dos programas;

- Mobilidade acadêmica e o impacto em Instituições de Ensino Superior e a coordenação estrutural de programas.