Logomarca IBE

Anunciadas ações para área espacial no programa Ciência sem Fronteiras

Foi anunciado esta semana que 300 bolsas de estudo do programa Ciência sem Fronteiras serão concedidas para a área espacial. Participaram do anúncio os presidentes da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader.

As bolsas são para diversas modalidades do programa – graduação sanduíche, doutorado, Jovens Talentos e Pesquisador Visitante.

O anúncio fez parte da programação da 65ª Reunião Anual da SBPC. A AEB identificará oportunidades e vagas disponíveis em diversas instituições do exterior da área espacial. "Os critérios de seleção continuam os mesmos, mas a AEB vai trabalhar nessa articulação. Pretendemos usar este modelo para outras áreas do CsF", explicou Glaucius Oliva.

José Coelho reforçou a importância da iniciativa pelo fato de o país contar com poucos profissionais na área. "Não vamos enviar estudante para qualquer lugar, mas para instituições que tenham base de pesquisa e experiência empresarial", disse.

A iniciativa também vai propiciar bolsas para especialistas de outros países para atividades em instituições brasileiras. A AEB selecionou instituições internacionais para receber os estudantes e pesquisadores brasileiros. Entre elas ASI/Itália, CNES/França, CSA/Canadá, DLR/Alemanha, Jaxa/Japão, Nasa/EUA, Roscomos/Russia e NSAU/Ucrânia.

No âmbito da parceria, as áreas de interesse são: satélites (pequeno porte e geoestacionários), subsistemas de veículos lançadores e subsistemas do segmento terrestre (radares, comunicação e controle), entre outras. Os estudantes devem ser, prioritariamente, das áreas de engenharia, física, matemática e afins, e subáreas do conhecimento que tem relação com a indústria aeroespacial. 

 

(Fonte: Site Ciência Sem Fronteiras)