Logomarca IBE

Seminário internacional vai discutir as relações da UE com o Brasil e o Mercosul

Com o apoio do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), será realizado na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, o 2º Seminário Internacional da Cátedra Jean Monnet: As Relações da União Europeia com o Brasil e o Mercosul. O encontro, que vai ocorrer no auditório do Centro Sócio-Econômico da Universidade de Santa Catarina (UFSC), é promovido pela Cátedra Jean Monnet, do Curso de Graduação em Relações Internacionais do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o patrocínio da União Europeia.

A abertura do evento será às 14h20, com a reitora da UFSC, Roselane Neckel, a embaixadora Ana Paula Zacarias, da Delegação da UE no Brasil, e Armando de Mello Lisboa, chefe do departamento de Economia e Relações Internacionais.

A parir das 14h30 o deputado do Parlamento Europeu, Luís Yáñez-Barnuevo García, que é presidente da Delegação para as Relações com os Países do Mercosul, e Ana Paula Zacarias vão debater o tema “União Europeia - Brasil: uma Parceria Estratégica”, tendo como presidente da mesa a professora e doutora Karine de Souza Silva (UFSC).

Às 17 horas, após o intervalo, a programação retorna com uma explanação sobre “A cooperação entre o Brasil e a UE em matéria de educação superior: o Instituto de Estudos Brasil-Europa”, com a professora Eliane Moura de Silva, que é coordenadora da Área de Ciiências Socias, Humanidades e Artes do projeto. Neste momento a mesa será presidida pela professora e doutora Maria Lúcia Camargo, também membro do IBE. As atividades terminam com o lançamento do livro “Organizações Internacionais de Integração Regional: União Europeia, Mercosul e UNASUL”, escrito pelos professores Karine de Sousa Silva e Rogério Santos da Costa. Visita da 

Delegação

Do dia 29 de outubro a 1º de novembro a Delegação para as Relações com os Países do Mercosul, do Parlamento Europeu, também trará um grupo de trabalho para uma visita ao Brasil. Entre os membros da delegação que participarão da visita estão Luís Yáñez-Barnuevo García (Espanha), Edite Estrela (Portugal) e Kreissl-Dörfler (Alemanha), que pertencem ao Grupo da Aliança Progessista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D ), e Jean-Pierre Audy (França) e Esther Herranz García (Espanha), do Grupo do Partido Popular Europeu (Democtratas-cristãos).

Estarão presentes ainda o relator sobre as negociações do Acordo da Associação UE-Mercosul da Comissão de Comércio Internacional, Gianluca Susta (Itália), o Secretariado da Delegação, representado por Pedro Valente da Silva e Francisco Cabral, da Unidade América Latina, o Secretariado dos Grupos Políticos, com Pier Rizza (Conselheiro), e Odilia Henrique (Chefe de Unidade), além dos intérpretes Arantxa Erro Erandonea (chefe de equipe), Silvia Sole, Leonor Sardinha e Niceia Pappamikail.