Logomarca IBE

Membros do Parlamento Europeu encontram-se com ministro da Agricultura

Cinco membros do Parlamento Europeu em missão oficial no Brasil estiveram na quarta-feira, 31 de outubro, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, para discutir questões ambientais e sobre produção de transgênicos. O grupo está no Brasil desde segunda-feira e, além de Brasília, passou também por Santa Catarina, onde participou do 2º Seminário Internacional da Cátedra Jean Monet, organizado pelo Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante o encontro na quarta-feira em Brasília, Mendes Ribeiro assegurou aos parlamentares que a produção de alimentos possui uma legislação ambiental muito rigorosa. “É importante que o mundo saiba que o Brasil amadureceu, que dá muita importância a produção, mas que também prioriza a preservação do meio ambiente. Tivemos uma discussão exaustiva para construirmos o novo Código Florestal, que sem dúvidas é exemplo para outros países”, disse.

O ministro ainda destacou o avanço na produção de transgênicos no País e garantiu a seguridade do alimento produzido. “Se o povo tiver conhecimento do que está comendo, não há porque impedir a produção. A questão é saber informar o que está chegando à mesa. O produto precisa ter uma qualidade de controle”, explicou. Também participaram da reunião o secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lino Colser, e o assessor especial, Eduardo Sampaio.

Comitiva

Entre os membros da delegação que visitam o Brasil estão Luís Yáñez-Barnuevo García (Espanha, foto), Edite Estrela (Portugal) e Kreissl-Dörfler (Alemanha), que pertencem ao Grupo da Aliança Progessista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D ), e Jean-Pierre Audy (França) e Esther Herranz García (Espanha), do Grupo do Partido Popular Europeu (Democtratas-cristãos).

Estão presentes ainda ainda o relator sobre as negociações do Acordo da Associação UE-Mercosul da Comissão de Comércio Internacional, Gianluca Susta (Itália), o Secretariado da Delegação, representado por Pedro Valente da Silva e Francisco Cabral, da Unidade América Latina, o Secretariado dos Grupos Políticos, com Pier Rizza (Conselheiro), e Odilia Henrique (Chefe de Unidade), além dos intérpretes Arantxa Erro Erandonea (chefe de equipe), Silvia Sole, Leonor Sardinha e Niceia Pappamikail. (Com informações do Ministério da Agricultura)