Logomarca IBE

UE lança concurso para jovens irem à cerimônia de entrega do Nobel da Paz

A União Europeia, em parceria com o Fórum Europeu da Juventude, lançou um concurso de desenho e escrita para crianças e jovens com idades entre os 8 e os 24 anos. Os quatro vencedores serão convidados pelos Presidentes do Conselho Europeu, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu a integrar a delegação oficial da UE que se deslocará a Oslo, em dezembro, para receber o Prêmio Nobel da Paz deste ano.

Ao lançar o concurso, os presidentes Van Rompuy, Durão Barroso e Schulz disseram: "O Prêmio Nobel da Paz de 2012 não constitui apenas um reconhecimento das realizações passadas da União Europeia: é também um prêmio voltado para o futuro. A nossa tarefa é sempre a de inspirar a próxima geração de europeus. E é por isso que queremos connosco em Oslo a juventude europeia, que herda um continente de paz e será responsável pelo futuro da Europa".

"O Prêmio Nobel da Paz é uma oportunidade para relembrar a importância da participação da sociedade civil e dos cidadãos da UE, em especial os jovens, na construção da paz no continente. A atividade dos jovens deu um impulso decisivo a uma Europa que cresce em conjunto, e uma juventude europeia forte é um requisito prévio para que prossiga a evolução pacífica rumo a uma Europa unida", disse Peter Matjašič, presidente do Fórum Europeu da Juventude.

"Paz, Europa, Futuro: Que significa para ti a paz na Europa?" - eis a pergunta que fazemos aos jovens da UE e dos países aderentes ou candidatos à adesão com idades compreendidas entre os 8 e os 24 anos. As crianças dos 8 aos 12 anos deverão responder com um desenho, os jovens dos 13 aos 24 com um pequeno texto com um máximo de 120 carateres, em qualquer uma das 23 línguas oficiais da UE. 

(Fonte: http://www.europarl.europa.eu)