Logomarca IBE

Brasil e UE discutem empreendedorismo para pequenas e médias empresas

No dia 29 de novembro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizará o seminário “Empreendedorismo e Competitividade para Pequenas e Médias Empresas: Estudos Comparativos Brasil – União Europeia”. O evento, que está na programação do 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), terá início às 14 horas, no Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília.

Esse encontro tem como objetivo apresentar, discutir e validar os resultados obtidos na agenda de diálogos e cooperação técnica entre Brasil e União Europeia sobre pequenas e médias empresas. O evento está incluído nas ações apoiadas pelo Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pela Delegação da UE no Brasil (Delbra).

De acordo com Fábio de Medeiros Souza, analista de comércio exterior do MDIC e um dos organizadores do seminário, serão apresentados estudos realizados por três peritos europeus sobre os temas: políticas de estímulo ao empreendedorismo; o princípio "pense nas pequenas primeiro"; e estratégia de mercados de capitais para pequenas e médias empresas. Esses estudos buscam levantar casos de boas práticas na União Europeia para que sirvam de recomendação à realidade brasileira.

Os peritos participantes serão Carl James (PhD em Desenvolvimento de Políticas pela Universidade de Edimburgo), Christoph Weinmann (mestre em Economia pela Universidade de Berlim) e José Esperança (doutor em Economia pelo European University Institute). Também estarão presentes ao debate especialistas do governo brasileiro, da academia e de entidades de representação empresarial.

Inscrições e informações sobre o 1º Simbracs: http://simbracs.abdi.com.br/home.aspx

Mais informações sobre o Seminário:

Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do MDIC

(61) 2027-7095

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

(Fonte: Diálogos Setoriais)